top of page

Serviço Social: Um Pilar Fundamental para a Construção de uma Sociedade Mais Justa

Comunicação IJOMA


O Serviço Social se configura como um campo profissional indispensável para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Através da atuação de seus profissionais, assistentes sociais, como Lene Moraes, indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade encontram amparo, orientação e defesa de seus direitos.


Lene Moraes, Assistente Social (Coordenadora do Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães – IJOMA), destaca a relevância da área: "O Serviço Social atua na linha de frente, combatendo as desigualdades e promovendo a inclusão social. Através de um trabalho humanizado e técnico, buscamos garantir o acesso a direitos básicos como saúde, educação, moradia e trabalho, além de oferecer apoio psicológico e social às pessoas em situação de risco."


Equipe coordenada pelas profissionais Lene Moraes e Jucelina Abreu; as estagiárias de Serviço Social Ane Lobato e Maria Ramos.


Um Trabalho diversificado que Transforma Vidas

As ações dos assistentes sociais se estendem para diversos âmbitos, desde o atendimento individualizado até a formulação de políticas públicas. Entre as principais funções, podemos citar:

1- Acolhimento e Orientação: Acolher e orientar indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade, fornecendo informações sobre seus direitos e os serviços disponíveis.

2- Elaboração de Laudos e Pareceres Técnicos: Elaborar laudos e pareceres técnicos que subsidiem decisões em processos judiciais, administrativos e de seguridade social.

3- Acompanhamento de Famílias e Indivíduos: Acompanhar famílias e indivíduos em situação de risco, monitorando seu desenvolvimento e oferecendo apoio psicossocial.

4- Intermediação com Serviços Públicos: Intermediar o acesso a serviços públicos como saúde, educação, moradia e trabalho.

5- Defesa de Direitos: Defender os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, combatendo a discriminação e o preconceito.

6- Formulação de Políticas Públicas: Colaborar na formulação e implementação de políticas públicas que promovam a inclusão social.

Lene Moraes reforça a importância da atuação profissional: "O assistente social é um agente de transformação social, que luta por um mundo mais justo e igualitário. Através da escuta ativa, do diálogo e da construção de redes de apoio, buscamos empoderar as pessoas e ajudá-las a superar suas dificuldades."


Um Futuro Mais Brilhante para Todos

O Serviço Social se faz cada vez mais necessário em um contexto marcado por crescentes desigualdades sociais. Através do trabalho dedicado de  profissionais da área, dá-se a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva se torna um objetivo cada vez mais próximo.

 

Venha conhecer o IJOMA e cuide da sua saúde!

Agende sua consulta e viva mais e melhor!

Marcações de consultas todas a segundas-feiras a partir das 7h, presencial.

Av. Dr.Silas Salgado 3586, Santa Rita.

Fones: (96) 32225675 / (96) 991916270

27 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page