top of page

PROJETO DE COMBATE À OBESIDADE INFANTIL DESENVOLVIDO NO IJOMA

Comunicação IJOMA


“O projeto combate à obesidade infantil” tem por finalidade a melhoria da saúde da população de nossa região, mediante a redução da incidência dos fatores de risco associados às enfermidades não transmissíveis e às ações combinadas e coordenadas de promoção da vida e da dignidade humana.

“Por isso estamos aqui no IJOMA, no intuito de instaurar esta visão, à qual possamos cuidar melhor das nossas crianças”, acentuou a Pediatra Dra. Rosilene Cardoso.

 



CRIANÇAS OBESAS SERÃO ADULTOS OBESOS?

Crianças obesas frequentemente tornam-se adolescentes e adultos obesos. Essa tendência é mais forte se os pais também tiverem obesidade ou sobrepeso. Grandes estudos realizados nos últimos anos chegaram aos seguintes dados:

  • Crianças que são obesas durante o jardim de infância apresentam risco 4 vezes maior de chegarem à 8ª série ainda obesos.

  • Quase 50% das crianças obesas, acima do percentil 95, durante o jardim de infância chegam obesas à 8ª série.

  • Cerca de 70% das crianças com obesidade severa, acima do percentil 99, durante o jardim de infância chegam obesas à 8ª série.

  • Entre as crianças obesas aos seis anos de idade, e com um pai obeso, 50% permaneceram obesas quando adultas.

  • Entre as crianças obesas de 10 a 14 anos, e com um pai obeso, 80% permaneceram obesas quando adultas.

  • 2/3 dos adolescentes obesos tornam-se adultos obesos.

 

O projeto desenvolvido pela Dra. Rosilene (que também é Professora da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP), abrange a esfera da conscientização, não somente para as crianças, serve de apoio aos pais com o foco na educação alimentar para os núcleos familiares.

 

A causa fundamental do sobrepeso e da obesidade na infância é o desequilíbrio entre as calorias consumidas e as calorias gastas ao longo dos dias. Ou seja, as crianças estão comendo mais calorias e se exercitando menos”, sintetiza Dra. Rosilene.

 

Dra. Rosilene iniciou palestras acerca do assunto no último sábado, 24, e o projeto não para por aí, a profissional é voluntária no Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães, e está à disposição para orientar a população que procura os serviços da instituição.

 

Você é convidado para participar do ciclo de palestras sobre o tema, que acontece nos próximos sábados  (02/03, 09/03, 16/03), para isso, compareça ao IJOMA e  faça a sua inscrição.



Dra. Rosilene Cardoso (Pediatra)

36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page