top of page

PRIMAVERA DOS MUSEUS – MUSEU AFRO-AMAZÔNICO JOSEFA PEREIRA LAÚ

Atualizado: 25 de set. de 2023

por COMUNICAÇÃO IJOMA





Foto 1: COMUNICAÇÃO IJOMA


Aconteceu ontem (quinta-feira, 21 de setembro de 2023, das 17h às 21h), o evento Primavera dos Museus. Na ocasião, cerca de cem (100) pessoas prestigiaram, numa noite de várias atrações e exaltação da cultura amapaense.

A programação deu-se da seguinte forma:

_Às 17h - Roda de Conversa

Tema: Memórias Afetivas e Ancestralidade – “O Negro nas perspectivas social, cultural e desafios como pessoas periféricas”.

(Coordenação: Psicólogo Dr. Henrique Oliveira)


_Ás 19h Atração: Dança Maculelê

Apresentação: Amazônia Arte Capoeira


_Às 20h - Samba de Roda

Apresentação: Casa Ylê Axé Od Olofunnin

Atração: Samba de Angola

Apresentação: Mãe Kátia de Cafunge Omolú

Terreiro: Mina Nagô São Lázaro


“É daqueles momentos ilustres, possibilidades de olhar a nossa ancestralidade, conhecer mais sobre a nossa cultura, o nosso passado, presente e as perspectivas para o futuro", asseverou o Fundador do Museu Afro-Amazônico Josefa Pereira Laú, o Dr. Padre Paulo Roberto.


Foto 2: COMUNICAÇÃO IJOMA


Ação organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a programação desta 17ª edição contemplou 805 museus brasileiros, dando visibilidade. Em 2023, a proposta foi priorizar os museus difusores da memória, da cultura e das artes, como forma de contribuir para o reconhecimento, valorização e protagonismo de segmentos menorizados da população (LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas) na produção de suas próprias experiências e memórias.

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page