No Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de mais de 73 mil novos casos por ano até 2025. Apesar dos números assustadores, quando o câncer de mama é identificado precocemente, as chances de cura chegam a 90%.

O Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 5 de fevereiro. A data foi criada em 2008 pela Lei nº 11.695/2.008, com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do exame para a detecção precoce do câncer de mama.

A mamografia é o principal exame para identificar tumores em estágio inicial. Trata-se de um exame de imagem por raio-X que permite visualizar o tecido interno da mama e diagnosticar alterações antes mesmo de aparecerem sintomas. Durante o exame, a mama é comprimida por espátulas de plástico para espalhar o tecido e facilitar a visualização. Uma dica importante é evitar realizar o exame na semana anterior à menstruação, pois as mamas podem estar mais sensíveis e inchadas.
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que mulheres entre 40 e 74 anos façam a mamografia anualmente. Para aquelas com histórico familiar de câncer de mama, é fundamental começar o rastreamento antes dos 40 anos
O que pode ajudar na prevenção?
Embora existam fatores genéticos que aumentam o risco e estão fora do nosso controle, muitos hábitos saudáveis podem ajudar a reduzir as chances de desenvolver a doença:
Alimentação balanceada e prática regular de atividade física
Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool
Controle do estresse
Realização de exames de rotina regularmente
Faça a Mamografia Regularmente!
No IJOMA, entendemos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Por isso, temos clínicas parceiras que oferecem mamografias e, dependendo do caso, o exame pode ser feito gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade. Nosso compromisso é cuidar e orientar cada mulher em busca de uma vida mais saudável.
💖 Mulher, cuide-se! Faça seus exames regularmente e incentive outras mulheres a fazerem o mesmo.
Para mais informações, entre em contato no WhatsApp do IJOMA> Clique aqui!
Comments