top of page

Julho Verde: Campanha de Conscientização e Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Estamos iniciando hoje o mês de conscientização e prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, conhecido como Julho Verde. O IJOMA apoia essa causa e alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desses tipos de câncer, que incluem tumores que se manifestam no rosto, boca, laringe, faringe, glândulas parótidas, glândulas salivares, tireóide, e seios da face e pescoço.



O Que é o Câncer de Cabeça e Pescoço?


O termo câncer de cabeça e pescoço é utilizado para o conjunto de tumores que se manifestam em diversas partes dessa região do corpo. Com o mote “Fuja dos fatores de risco. Fique atento aos sinais”, a campanha Julho Verde reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desses cânceres.

Historicamente, essa doença está ligada ao consumo excessivo de tabaco e álcool, má condição de higiene oral, infecção pelo HPV (papiloma vírus humano) – transmitido no ato sexual desprotegido – e exposição ao sol, dependendo do tipo de câncer. Nossa coordenadora, Lene Moraes, ressalta: "A conscientização sobre os fatores de risco é essencial para reduzir a incidência desses cânceres. É importante que todos conheçam e evitem esses riscos para proteger sua saúde."

A Importância do Diagnóstico Precoce


O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura desses cânceres. No entanto, o diagnóstico tardio é uma realidade em 60% dos casos, deixando sequelas psicológicas e funcionais no paciente, como a perda da voz, no caso do câncer de laringe, onde é necessário realizar a laringectomia total (retirada total da laringe). Sobre isso, Lene Moraes comenta: "Infelizmente, muitos casos são diagnosticados tardiamente, o que dificulta o tratamento e pode levar a consequências graves. Por isso, é crucial que as pessoas procurem atendimento médico ao notarem qualquer sintoma suspeito."


Tratamento e Cuidados


O tratamento para os cânceres de cabeça e pescoço, na maioria dos casos, envolve cirurgia. Dependendo da gravidade do tumor, pode-se optar pela quimioterapia, radioterapia ou a associação de ambos. Além disso, os pacientes frequentemente precisam de acompanhamento com fonoaudiólogos, enfermeiros e fisioterapeutas para obter melhores resultados e qualidade de vida, visto que a cirurgia, em casos avançados, pode comprometer a fala e funções psicológicas.



Nossa Missão


Nosso trabalho aqui no IJOMA é dedicado ao diagnóstico precoce, prevenção e apoio social. Por isso, durante todas as quartas-feiras deste mês, o IJOMA oferecerá palestras e orientações sobre a doença. Fique ligado em nossa programação e junte-se a nós nessa campanha de prevenção e conscientização. Prevenir é sempre o melhor caminho!


Colabore com nossas ações de prevenção, faça sua doação e nos ajude a combater a doenças e proporcionar uma melhor qualidade de vida a nossa população mais carente.


Juntos, podemos fazer a diferença! 💪✨

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page