top of page

IJOMA CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Comunicação IJOMA




O Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães celebrou ontem, 8, o dia Internacional da Mulher. Na ocasião, cerca de cem (100) mulheres compareceram ao IJOMA, e participaram da Ação Social promovida pelo instituto; houve cortes de cabelo, limpeza de pele, designer de sobrancelhas, testes rápidos, momento do lanche e distribuição de brindes. 


Cerca de cem (100) mulheres participaram da homenagem



“Este momento proporciona uma aproximação entre nós mulheres, é a oportunidade de unirmos nossas energias em prol da vida, para termos sempre a coragem de continuarmos firmes a nossa caminhada”, observou Lene Moraes, Assistente Social e coordenadora dos serviços do IJOMA.

 



Resumo histórico sobre o dia 8 de março:

No dia 8 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II.


Esse evento, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, ficou conhecido como "Pão e Paz". Isso porque as manifestantes também lutaram contra as dificuldades decorrentes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Entretanto, ao longo da história, outros acontecimentos recordam a luta das mulheres, que faziam longas jornadas de trabalho, recebiam salários muito baixos e, além disso, não tinham direito ao voto.


Anterior ao movimento das operárias russas, em 1908 houve uma greve das mulheres que trabalhavam numa fábrica de confecção de camisas chamada Triangle Shirtwaist Company, localizada em Nova York.

Essas trabalhadoras costuravam cerca de 14 horas diárias e recebiam entre 6 e 10 dólares por semana.


Assim, além de reivindicarem melhores condições de trabalho e diminuição da carga horária, as funcionárias buscavam aumento de salários. Isso porque, naquela época, os homens recebiam muito mais do que as mulheres.

Em 28 fevereiro de 1909 aconteceu a primeira celebração das mulheres nos Estados Unidos. Esse evento surgiu inspirado na greve das operárias da fábrica de tecidos que ocorreu em 1908.

 


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page