top of page

GRUPO SAÚDE EM MOVIMENTO FAZ ANIVERSÁRIO

Comunicação IJOMA


O “Grupo Saúde em Movimento” completa um (1) ano de atividade hoje (28 de Fev. 2024). Coordenado pela Facilitadora Nelma Brasil (Professora e Terapeuta), o grupo tem por objetivo levar o ponto de vista da reflexão e introspecção ao ser humano, sempre na perspectiva do autoconhecimento e do desenvolvimento do controle emocional por meio da yoga.


“A yoga é uma prática indiana, voltada à busca pelo equilíbrio entre os aspectos da mente e do corpo. A terapia acontece há milhares de anos e traz uma série de benefícios para a saúde, todos comprovados por profissionais gabaritados da área”, considera a Facilitadora Nelma Brasil.

 


Grupo Saúde em Movimento (fotos: Comunicação IJOMA)


 

7 BENEFÍCIOS DO YOGA


1. Diminui o estresse e ansiedade

Muitas pessoas lidam com problemas relacionados ao estresse e à ansiedade. Essa é uma situação bem frequente e que, infelizmente, impacta negativamente a qualidade de vida daqueles que lidam com ela. 


A yoga é uma boa alternativa para colaborar com a redução do estresse. De acordo com Carla Giuliano, ela contribui até para a prevenção de transtornos mentais (como é o caso da depressão), graças à liberação constante de neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar, como a dopamina, a endorfina e a serotonina.


2. Combate a inflamação

O corpo humano está constantemente sob efeito de diversos agentes inflamatórios, eles podem vir de alimentos, compostos químicos, e até mesmo de situações constantes de estresse.

A yoga também se mostra como uma grande aliada no combate a esse tipo de situação. As inflamações trazem prejuízos, gerando dores e desconfortos, que podem ser atenuadas com a prática de atividades físicas. 


3. Alivia dores

Você é do tipo que sofre com muitas dores? Saiba que não está sozinho! Desconfortos variados, que podem afetar regiões como a cabeça, os ombros, o pescoço, as costas e as pernas, fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Mas isso não precisa ser uma realidade.

Uma dica é investir em práticas como a yoga, que promovem flexibilidade, ao mesmo tempo em que fortalecem os músculos. Assim, há estabilidade para as estruturas do nosso corpo, fazendo com que dores posturais e musculares sejam consideravelmente reduzidas. 


4. Reduz os sintomas da TPM

Outro problema muito frequente na população é a questão dos sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), além das cólicas menstruais, que acabam prejudicando a vida de muitas mulheres. Se você faz parte desse grupo, saiba que a yoga também pode ajudar.


5. Controla a pressão e os batimentos cardíacos

As doenças cardíacas estão entre as que mais matam em todo mundo, assim como a hipertensão arterial. A boa notícia é que além de controlá-las com o uso de medicações prescritas pelos médicos e outros tratamentos, a yoga pode ter ser uma terapia integrativa importante para avançar no tratamento. 


6. Melhora o condicionamento físico 

Quem faz exercícios de outros tipos, como academia, também pode se beneficiar com a prática da yoga. Isso também é muito válido para os sedentários, que já não se exercitam há um bom tempo e estão procurando algo para começar, uma atividade física.


7. Ajuda no desempenho nos estudos e no trabalho

Trabalha literalmente a concentração do indivíduo possibilitando mais qualidade de vida, já que desempenha papel de auxílio neste contexto, o resultado é maior assertividade nas tarefas do quotidiano. 

 

“Que bom estarmos aqui no IJOMA para ter esta experiência tão gratificante, levar este serviço à comunidade, aos usuários da instituição, contribuir para uma vida melhor, ajudar a quem precisa de ajuda”, finaliza Nelma Brasil.

 

As sessões de Yoga acontecem todas quartas-feiras às 9h no auditório do Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), localizado na avenida Dr. Silas Salgado, 3586, Alvorada.

Contatos: (96) 32225675 e (96) 991916270

23 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page