top of page

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

por COMUNICAÇÃO IJOMA


O Dia Mundial do Coração é comemorado em 29 de setembro. O coração é um dos órgãos vitais do corpo humano, formado por tecidos musculares, sendo responsável por bombear o sangue por todo o corpo.

A data tem como objetivo lembrar a importância desse órgão e dos cuidados que são necessários para ter um coração saudável, conscientizando a população sobre os riscos das doenças do coração, que podem ocorrer em qualquer idade.


Arte: Comunicação IJOMA


DICAS PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO:

  • ente eliminar produtos processados ​​e substituí-los por alimentos frescos.

  • Limite ao máximo o consumo de açúcar e de qualquer tipo de adoçante artificial. Se quiser algo doce, escolha frutas.

  • Evite o consumo de gorduras trans, como óleos vegetais ou margarina. Substitua-os por gorduras saudáveis, como abacate, óleo de coco ou manteiga não pasteurizada.

  • Mantenha seu corpo hidratado bebendo bastante água.

  • Inclua em sua dieta, pelo menos uma vez por semana, alimentos ricos em ômega 3,


  • como peixes azuis, ou tome um suplemento nutricional que o contenha.

  • Coma alimentos ricos em vitaminas C, E e betacarotenos. Esses nutrientes ajudam a proteger a camada arterial da oxidação.

  • Eles neutralizam os radicais livres, atrasam o desgaste do coração e impedem o aumento do colesterol ruim nas artérias.


Faça exercício físico diariamente

Nós já sabemos que a atividade física é muito importante para a saúde. Mas devemos saber que nem todos os exercícios contribuem para o coração.

Para evitar um ataque cardíaco, é melhor fazer exercícios de alta intensidade em pequenas séries por mais de 30 minutos por dia.

Para obter os melhores benefícios de sua sessão de exercícios, tente se recuperar bem e levar o tempo necessário para descansar adequadamente entre cada sessão.

Isso ajudará a manter a saúde cardiovascular sem levar seu coração ao limite no caso de você ter antecedentes de problemas cardiovasculares.


Cuide da saúde do seu trato gastrointestinal

Talvez você pense que o que acontece em seu estômago tem pouco a ver com a prevenção de um ataque cardíaco. No entanto, essa ideia está completamente errada.

A verdade é que alguns problemas intestinais sérios, como a síndrome do intestino irritável, podem alterar o corpo de tal forma que levam a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

A ingestão diária de probióticos e alimentos fermentados pode prevenir problemas cardíacos, promovendo uma flora intestinal saudável.


Descanso é importante

Um bom descanso é essencial para manter níveis normais de adrenalina e cortisol, o que ajudará a evitar um ataque cardíaco.

Além de dormir pelo menos sete horas por noite, o sono precisa ser de qualidade. Nesse sentido, fique atento se você estiver com algum distúrbio.

Por exemplo, o ronco não é apenas irritante. Ele também pode ser fatal se estiver associado à apneia do sono, pois altera o organismo e pode causar hipertensão e doenças cardiovasculares.




10 visualizações

Comments


bottom of page