por Comunicação IJOMA
O dia 20 de outubro é dedicado à conscientização das pessoas para esse problema que atinge principalmente as crianças e adolescentes em escolas. Nesta data são promovidas campanhas de prevenção e combate ao bullying, sobretudo nas escolas, e são revelados relatórios de estudo sobre este problema social.
O que é o bullying?
A palavra tem origem na língua inglesa, no verbo “to bully”, e tem como significado o ato de ameaçar, agredir ou intimidar uma pessoa indefesa.
O bullying pode estar relacionado a vários tipos de agressão, classificados como: físico, verbal, material, sexual, familiar, psicológico, moral, social, preconceituoso e cyberbullying.
Principais consequências do bullying
Transtornos emocionais como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, entre outros.
As consequências do bullying podem afetar o aluno de forma individual e a vítima pode ter vários aspectos de sua construção de identidade e personalidade afetados, além da perda iminente do desempenho escolar.
As principais causas de bullying nas escolas
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE sobre a saúde dos estudantes brasileiros mostra que a aparência física é um dos principais motivos de bullying nas escolas.
Entre os principais motivos das intimidações sistemáticas estão questões relacionadas à imagem ou aparência corporal e do rosto, raça ou cor, orientação sexual, religião e região de origem.
Saiba como combater o bullying na escola
A escola pode lidar com o bullying através de medidas de prevenção e estratégias de intervenção.
Medidas de prevenção:
Na prevenção, a escola trabalha com a conscientização dos alunos e da família acerca do assunto, deixando claro que é uma prática negativa, imoral e que, caso ocorra, terá suas devidas penalizações para os agressores. Essa medida é importante pois muitos estudantes não sabem da gravidade do bullying e que existe uma lei cujo objetivo é a criminalização dessas ocorrências.
Com isso, as vítimas recebem o suporte necessário para superar e enfrentar o que aconteceu, e o agressor é punido, tendo a noção que seus atos foram errados e que isso não poderá ocorrer novamente.
Portanto, é seu papel:
1. estar consciente e alerta a sinalizadores de possíveis relações desiguais;
2. não aceitar – jamais – a violência como possibilidade;
3. agir para evitar e prevenir todas as formas de violência;
4. educar para a ética e a sensibilidade.
O Bullying
pode ser combatido com medidas de prevenção e de intervenção. Isso pode ser feito por meio de desenvolvimento socioemocional dos alunos e também com uma formação e capacitação do corpo docente em relação a essa prática.
O mais importante é que tanto os alunos quanto a família e toda a equipe escolar precisam estar esclarecidos em relação ao assunto, sabendo da sua seriedade e consequências.
Fonte: https://www.ebeobjetivo.com.br/post/dia-mundial-de-combate-ao-bullying
コメント