top of page

DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO

Atualizado: 11 de set. de 2023

por COMUNICAÇÃO IJOMA


Fala-se em alfabetização básica, quando uma pessoa sabe ler, escrever e conhece as principais regras de cálculo. Segundo a UNESCO, uma pessoa é analfabeta quando não consegue ler ou escrever uma pequena frase sobre sua vida.


ARTE: COMUNICAÇÃO IJOMA


Podemos adicionar as centenas de milhões de "analfabetos funcionais", pessoas que sabem ler e escrever uma frase simples, mas não vão muito além disso. Por exemplo, não sabem preencher um formulário, interpretar um artigo de jornal ou usar os números na dia a dia.


Talvez a definição mais correta de alfabetização seja do pedagogo brasileiro Paulo Freire: "A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento".


A ONU marca neste 8 de setembro o Dia Internacional da Alfabetização, sob o lema “Promovendo a alfabetização para um mundo em transição: Construindo as bases para sociedades sustentáveis e pacíficas”. Novos impedimentos ao progresso da alfabetização global surgiram com as várias mudanças ocorridas nos últimos anos associadas ao aumento de desigualdades entre regiões, países e populações.


A alfabetização é considerada essencial para essa ambição e avanços no desenvolvimento por contribuir para “gerar interesse e motivação nas pessoas para adquirir, usar, promover e desenvolver suas aptidões para ler, escrever e contar”.

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page