top of page

DIA DA AMAZÔNIA

por Comunicação IJOMA


O Dia da Amazônia é celebrado todos os anos no dia 5 de setembro. Apesar de não ser uma comemoração tão popular, certamente você já ouviu falar.

Primeiramente, a data foi criada para conscientizar sobre a importância da maior floresta tropical do mundo. Acima de tudo, a biodiversidade do local está conectada com a vida de todo o planeta e tem sofrido ataques constantes.


Atualmente, a Amazônia enfrenta o desmatamento e o avanço da exploração agrícola. Consequentemente, isso afeta diretamente a fauna e a flora da região. Além disso, leva ao desequilíbrio e crises ambientais em todo o mundo.




A Amazônia

A Amazônia é uma região de 8 milhões de km2 que se estende por nove países da América do Sul, incluindo Colômbia,

Imagem: Comunicação IJOMA


Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname, França (Guiana Francesa) e Brasil. Este último detém 60% da Amazônia. Além de abrigar o maior reservatório de água doce do mundo, ela detém a maior biodiversidade do planeta, está localizada na maior bacia hidrográfica do mundo e possui o maior rio do mundo em volume de água: o rio Amazonas, com 6.937 km de extensão – sendo uma significativa fornecedora de serviços ecossistêmicos e território de povos originários.

A Floresta Amazônica é chamada cientificamente de floresta latifoliada equatorial. Ela recebe esse nome por apresentar uma vegetação com folhas grandes e largas; e por estar próxima da região do Equador, sendo densa, perene (não perde as folhas ao longo do ano em nenhuma estação) e hidrófila (adaptada à presença de água em abundância).

Sua área abrange 40% do território brasileiro, além de ocupar porções dos territórios da Venezuela, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

No Brasil, a floresta amazônica ocupa praticamente toda a região norte, principalmente os estados do Amazonas, Amapá, Pará, Acre, Roraima e Rondônia, além do norte do Mato Grosso e oeste do Maranhão. Estima-se que ela abriga 50 mil espécies de plantas, 3 mil espécies de peixes e 353 de mamíferos, dos quais 62 são primatas. Para se ter uma ideia, há mais espécies vegetais em um hectare de floresta amazônica do que em todo o território europeu.

5 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page