top of page

A IMPORTÂNCIA DO PCCU

Comunicação IJOMA



O exame preventivo do câncer de colo do útero (PCCU) tem como objetivo a detecção de possíveis alterações nas células uterinas. Ele é também conhecido como exame cervicovaginal, esfregaço ou papanicolau sendo um método importante de combate ao câncer cérvico – uterino. É um exame simples o qual consisti na coleta de células do colo do útero e deve ser feito em mulheres com vida sexualmente ativa em um período de um em um ano.

 



Após dois exames consecutivos com resultados normais a mulher pode passar a se submeter ao preventivo de três em três anos. Muitas mulheres preferem não realizar o exame já que não possuem informações sobre o mesmo, tem medo ou vergonha do procedimento. O câncer do colo do útero caracteriza - se pela multiplicação desordenada das células deste órgão e é causado principalmente pela infecção do Papilomavírus humano (HPV).


Josilene campos - Técnica em Enfermagem / Franchesca Cantidio - Acadêmica de Enfermagem


 

Este conteúdo visa alertar sobre o exame preventivo de câncer de colo de útero ou teste de Papanicolau, exame ginecológico realizado como forma de diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. O Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (IJOMA) realiza exames preventivos em prol da saúde feminina.

 

“Procure o IJOMA  e faça o preventivo, porque  o mais importante é prevenir, cuidar e continuar no foco da prevenção”.



Avenida Dr. Silas Salgado, 3586, Santa Rita

65 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page